Coisarada



Dicas

Acesse nossas dicas

Eletrodutos e Tubos

Você sabia que os Eletrodutos protegem a instalação elétrica de sua casa, empresa ou indústria? Venha conosco nessa matéria super interessante da Coisarada Eletricidade.

Eles podem ser conhecidos como conduítes, que são tubos por onde passam os fios e cabos elétricos (condutores), que ficam escondidos nas paredes ou pisos, podendo estar visíveis em algumas situações.

Os eletrodutos protegem os condutores elétricos de interferências externas, evitando com que ocorra possíveis incêndios no local, devido a falta de isolamento da eletricidade ou um curto-circuito.

Gostaram da novidade? Bom, a Coisarada Eletricidade traz toda semana, grandes dicas para nossos leitores. Então, fiquem atentos nos próximos temas abordados.

 

23/11 - Dia do Engenheiro Eletricista

Poucos sabem, mas temos uma data específica para comemorar, o Dia do Engenheiro Eletricista. A Coisarada Eletricidade, traz hoje para vocês, a importância desse profissional no nosso dia a dia.

A eletricidade é de grande importância para a vida do ser humano. Mas, para que ela possa chegar em quaisquer instalações, foi necessário que profissionais da área trabalhassem arduamente para garantir esse nosso privilégio.

O engenheiro eletricista tem por função conduzir meios necessários para transmitir a energia elétrica e, também, para coordenar. Se fazendo presente em vários setores do mercado de trabalho, ele tem um papel fundamental na construção civil e em diversos lugares.

Parabenizamos a todos os profissionais da área que se dedicam em sua função de trazer energia, luz e vida para as pessoas.

Gostaram? Então fiquem ligados, porque vem muita coisa boa aqui no nosso site da Coisarada Eletricidade.

 

O Que é Disjuntor?

Você sabe o que é disjuntor, e o seu papel na instalação elétrica do seu imóvel? Venha com a gente, que nós, da Coisarada Eletricidade, vamos falar sobre esse pequeno dispositivo.

O disjuntor é uma peça fundamental no sistema elétrico de toda instalação, seja residencial ou comercial, que visa proteger o imóvel de possíveis danos em casos de curto-circuitos ou sobrecargas elétricas.

Ao identificar uma anormalidade que possa danificar ou comprometer o imóvel, automaticamente, ele é desativado, evitando que o mesmo, bem como seus moradores, sofra com as consequências catastróficas causadas pelo imprevisto.

O melhor de tudo isso é que o dispositivo é manual. Passados os sinais de perigo, o próprio morador pode reativá-lo, restabelecendo, assim, o fornecimento de energia em sua residência.

Gostaram da novidade? Então fiquem ligados, nos próximos temas que vamos abordar aqui, na Coisarada Eletricidade.

 

Cuidado com as Tomadas

Você tem criança pequena em casa? Qual o alcance das tomadas em sua residência? Saiba que você pode estar correndo um grande risco. E nós, da Coisarada Eletricidade, estamos aqui para alertarmos sobre esse perigo.

É importante salientar que, nenhuma criança possui o mesmo quociente de inteligência que um adulto. Então, se suas tomadas são de alcance aos pequenos, é melhor que tome uma providência urgentemente. Choques elétricos podem causar grandes riscos para o corpo humano, como foi visto na matéria anterior.

Para quem possui animais de estimação, isso também pode gerar uma enorme dor de cabeça, além de, claro, ocasionar a perda de seu pet. Então, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Gostaram da dica? Fiquem por dentro dos outros temas que vamos abordar aqui, no Coisarada Eletricidade!

 

Os Efeitos do Choque Elétrico no Corpo Humano

Você sabe quais efeitos e reações uma corrente elétrica pode trazer para o corpo humano? Fique por dentro desse tema, abordado aqui, no Coisarada Eletricidade.

Todo tipo de voltagem passada ao nosso corpo, gera determinada reação ou não, consequente daquela carga. Porém, os problemas maiores aparecem quando a carga é acima de 10 mA. Nesses casos, os músculos humanos se contraem e impedem que possa fazer sequer um movimento. Quando essa corrente chega a 20 mA, a falta de ar se torna presente e, se a potência vai a 80 mA, a respiração do indivíduo pode até cessar.

As correntes que chegam a matar o ser humano, variam entre 100 mA a 200 mA, mas se engana quem pensa que a maior pode trazer mais riscos. 

Nos casos de 100 mA, ocorre a fibrilação, as paredes do coração agem de forma acelerada o que pode levar a óbito o indivíduo. Mas, em 200 mA, devido à forte carga recebida no corpo, o órgão para por completo, o que ocasiona em desmaios e fortes queimaduras por todo o corpo.

Eletricidade é coisa séria, não brinque com algo que pode lhe custar a vida!

Nós da Coisarada Eletricidade, vamos sempre deixar informações como essas por aqui, para que você, leitor e consumidor, possa se atentar quanto aos riscos.