Coisarada



Dicas

Acesse nossas dicas

Demanda Contratada

Hoje, nós da Coisarada Eletricidade, vamos falar sobre os contratos de demanda da Celesc. Acompanhe conosco e fique por dentro do tema abordado.

A demanda contratada é a potência que deve ser obrigatoriamente direcionada à unidade consumidora, onde o transformador possua a partir de 150 kVA acima, que adquire o serviço da companhia de energia elétrica, de acordo com o valor e período pré-fixados em contrato.

Esse valor deve ser pago de forma integral, usando ou não o valor contratado no tempo estabelecido, e a representação precisa ser expressa através de quilowatts (kW).

Gostaram da informação? Então fiquem atentos as outras novidades que preparamos para você aqui na Coisarada Eletricidade.

 

Motores monofásico, bifásico e trifásico

Você sabe como funciona a distribuição de energia elétrica? Aqui no Coisarada Eletricidade, você vai conhecer um pouco sobre o sistema de energia monofásica, bifásica e trifásica.   No país, dependendo da região, são diferentes os tipos de voltagem ligados em cada rede. Como no estado de Santa Catarina as tensões entre fase e neutro são de 220 V, a ligação monofásica pode ser feita de duas formas. Primeiro, com dois fios (uma fase e um neutro), dando a unidade consumidora uma carga instalada de até 11 KW. Caso o local precise de uma potência maior, a ligação monofásica pode ser feita com três fios (duas fases e um neutro) alimentando a rede com 440 V (para consumidores rurais). Assim, a unidade consumidora pode chegar a 35 KW.   Já na bifásica, três fios (sendo duas fases e um neutro) ligam correntes de energia elétrica igual a 220 V e pode ser utilizado quando a potência total dos equipamentos ligados a rede vai de 11 KW watts até 22 KW.   Enfim, na trifásica, quatro fios (sendo três fases e um neutro) fazem a ligação das correntes, com uma voltagem que varia entre 220 V e 380 V. Nesse caso, a soma das potências de todos os equipamentos ligados a rede pode ser de 22 KW até 75 KW. A carga pode ser aumentada desde que a rede apresente condições técnicas disponíveis. Nesses casos, o consumidor deve apresentar o estudo do cálculo da demanda por profissional habilitado, acompanhado da ART pertinente.   Gostaram? Então fiquem atentos no próximo tema abordado aqui no site do Coisarada Eletricidade.

Produção de Energia Elétrica

Hoje nós da Coisarada Eletricidade vamos falar sobre a produção de energia elétrica. As formas de produzir e os benefícios que ela traz no nosso dia a dia.

Ela pode ser produzida de diversas formas. A principal delas é gerada através da força da água em nossas usinas hidrelétricas. Porém, com o passar dos anos, outras fontes de energia foram surgindo e assumiram um papel importante se tornando assim um serviço mais econômico.

Aqui no Brasil, além da fonte de energia hidrelétrica, outras são geradas através do petróleo, carvão mineral e biocombustíveis. Em escala um pouco menor, também é possível encontrar essa fonte através do gás natural e energia nuclear.

Gostaram de saber sobre as fontes de energias utilizadas no Brasil? Então fiquem por dentro de outros temas abordados aqui no site do Coisarada Eletricidade.

 

Soft Starter

Chegamos ao último assunto relacionado ao tema partida de motores. Hoje nós da Coisarada vamos falar um pouco sobre Soft Starter.

Estamos falando de um dispositivo eletrônico que é formado por um conjunto de tiristores que controla a tensão de partida de motores elétricos trifásicos. Geralmente é utilizado em bombas centrífugas, coolers, e motores de elevada potência onde não ocorre variação de velocidade.

Realizando esse controle sobre a tensão de partida, é possível reduzir as quedas bruscas de tensão elétrica na rede de alimentação, como ocorre na partida direta. Assim, a principal função da Soft Starter é realizar uma condução da corrente elétrica de forma segura e direta, afim de atingir e suprir a tensão que determinado motor trifásico exige.

Gostaram das nossas dicas sobre partida de motores? Fiquem atentos. Nós da Coisarada Eletricidade estamos preparando mais novidades para vocês. Não percam!!

 

Estrela Triângulo

A dica que nós da Coisarada vamos trazer hoje é sobre a Estrela Triângulo, dando sequência ao tema partida de motores.   Para quem não conhece, ela é uma das chaves relacionadas à partida de motores trifásicos. Geralmente é interligada aos enrolamentos do motor e deve estar alcançável a 6 terminais.   Neste caso o motor realiza uma partida mais suave, pois reduz sua corrente de partida a 1/3 do que seria acionado em partida direta. E um ponto muito importante é que na estrela triângulo o procedimento deve ser feito quando o motor atingir no mínimo noventa por cento da rotação nominal.   Fiquem atentos nas dicas que estamos deixando para vocês e conheçam mais sobre o mundo da eletricidade. Nós da Coisarada trabalhamos para levar luz, energia e informação até vocês.